quarta-feira, setembro 26, 2007

Revelação da temporada

Não somos de fazer conscurso e escolher os melhores, mas essa temporada torna-se inevitável falar da Quadrilha Estrela Branca da cidade de Hidrolândia, norte do estado. É, mais uma vez a zona norte...
O grupo chegou de mansinho como quem não quer nada e mostrou um ótimo trabalho. Criado em 2005, tiveram um crescimento muito acelerado. E talvez por isso se tornaram revelação. Sempre procurando profissionais da capital, o grupo não se deixou levar totalmente pelas coisas do mundo de cá. Bom trabalho do coreógrafo Cláudio Chupiu (É assim mesmo?!). Simples, limpa, bonita, fácil de entender e empolgante com efeitos dominós bem executados.
Os destaques assumem o papel e se destacam de verdade. Que os digam o Troféu São João, que premiou a Rainha e o Casal de Noivos como os melhores da temporada. E ainda o segundo lugar no quesito Quadrilha do interior.
Já no que diz respeito a repertório, apesar de ser conhecido, "importado" dos grupos da capital (característica da maioria das Quadrilhas do interior), foi bem escolhido. O figurino não apresentou grandes novidades, mas também de bom gosto. Sem excessos.
Como quem não quer nada a Estrela branca brilhou na temporada de 2007.

Rainha do Norte


Líder absoluta dos festivais da Zona Norte do Ceará, a Quadrilha Flor de Mandacaru teve no final da temporada 2007 a sua maior conquista. Trata-se do título da Campeã no Festival Iguatu Festeiro (Festival de Quadrilhas fora de época realizado no mês de Agosto e noticiado aqui neste blog). Além disso o grupo abocanhou mais um troféu São João, com direito a premiação também de Melhor Casamento.
Um dos grandes nomes da região, a "Flor" tem mostrado os melhores resultados nos últimos 3 anos. Para 2007, escolheram como tema a religiosidade. Até aí nenhuma novidade, uma vez que o tema já foi amplamente utilizado por outros grupos. Igreja como cenário na abertura, também. Canoa para o ritual da pesca de Nossa Senhora Aparecida no rio, também. O figurino "extremamente" colorido e detalhado e o repertório já eram conhecidos.
Mas o que faz da Flor de Mandacaru ser Campeã é a maneira como os elementos são utilizados. Uma coreografia inteligente, bem marcada e melhor, bem executada. Isso sem falar no principal, a garra que os brincantes exalam. Em sua maioira adolescentes, eles se tornam gigantes dentro da quadra, prontos para brigar pelo título em qualquer festival. Não é a toa que este ano eles também foram os grandes Campeõs do Festival do Cumpade Rogério, no Parque Araxá, que está entre os maiores eventos juninos de Fortaleza.
Para quem pôde ver a apresentação do grupo, um dos momentos que concentram mais emoção é a elevação da Rainha como a Nossa senhora Aparecida com direito a manto e coroa.
No mais muita Quadrilha.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Viagem garantida no Gipão

No melhor estilo "mata a cobra e mostra o pau", confira os vídeos do Arraiá do Gipão que estão circulando no You Tube. Versão devidamente liberada pela detentora da "8ª maravilha".

Gipão Parte 1

http://br.youtube.com/watch?v=CGR2hX6Ipac

Gipão Parte 2

http://br.youtube.com/watch?v=qFU-0kprc-Y

quinta-feira, setembro 20, 2007

Mudou sem mudar nada

Não estamos ficando loucos em publicar esse título. Mas é bem isso que acontece com a Quadrilha Arraiá do Gipão. Há mais de trinta anos levando os brincantes do bairro Bela Vista para os arraiás, o grupo ainda consegue estar entre os melhores do Estado. Mesmo que este grupo tenha pouco mais do que 20 pares. Na campanha desse ano o resultado mais expressivo foi o terceiro lugar no IX Festejo Ceará Junino, um dos maiores Festivais de Quadrilhas do Ceará. Além da Quadrilha, a melhor Rainha.
Mesmo que tenha parado por alguns anos ao longo de sua trajetória, a Gipão vem se mantendo viva. Nos últimos anos saiu do seu estilo luxo, característicos de outros "São Joãos" dos brocados e veludos. Passou a operar o estilo bordadeira. No momento que todas correram para se estilizar ao máximo, a Gipão fez o caminho inverso. Tornou-se temática. E talvez por isso deu uma parada no tempo por alguns anos.
Em 2007 sem mudar muito pôde - se ver um salto, pelo menos no quesito repertório. Mais alegre e convidativo. O figurino, apesar de conservar quase os mesmos traços do ano passado apareceu diante do público bem mais cuidado. Enfim, mudanças sutis fizeram a diferença do grupo esse ano.
E Como a mudança tem permeado a vida da Gipão, que ela continue mudando...

segunda-feira, setembro 03, 2007

Agora sim a temporada 2007 acabou!


É... Aos trancos e barrancos a temporada 2007 terminou. Eventos interessantes, resultados discutíveis, novidades contestáveis e um São João muito conturbado...Esse foi o resumo da ópera dos Festivais de Quadrilhas esse ano.
Quem tem culpa? Todos. Alguns por fazerem, outros por aceitarem.
Fizemos uma lisitnha de coisas boas e ruins. Querem primeiro as boas ou as ruins?

Vamos começar com as boas...
Problemas a parte, a temporada de 2007 trouxe muitas coisas boas.
  • Não podemos deixar de citar a vinda do III Concurso Nacional de Quadrilhas para Fortaleza. Deu um brilho especial ao IX Festejo Ceará Junino e ao final de temporada.
    O público cearense pôde se deliciar com um pouquinho da cultura "quadrilhesca" dos outros estados. E o melhor, de graça...
  • Já no caso do "Festejo", a notícia boa é que ele permaneceu, mesmo com a nova administração cultural do Estado, que a princípio não tem feito muito pelas nossas festas juninas.
  • Outra novidade boa é a volta do evento "Iguatu Festeiro" que se propondo fora de época, é realizado em uma época bastante propícia, o mês de agosto. Mês do Folclore. Nada mais adequado. Ah e além de ter voltado o evento, escolheu pela primeira vez como Campeã uma Quadrilha do interior, a Flor de Mandacarú, de Cariré, região Norte do Estado.

Agora a parte ruim
E bota ruim nisso... Mas é com os erros que aprendemos!

  • Espetáculo lamentável no V Festival Cearense de Quadrilhas. As infantis se estapeando em pleno ginásio, e pior, sobrando tapas até para o Presidente da Fequajuce. A punição para as duas seria cabível na situação. Será que essas Quadrilhas infantis tiveram exemplo das adultas? E onde estão os responsáveis por essas crianças nessa hora? É este o exemplo que os líderes dos grupos dão para elas?
  • O Troféu São João ainda não conseguiu se encontrar. Cada vez mais desacreditado segue um rumo totalmente oposto ao que ele foi pensado. Ao invés de "Oscar" está caminhando cada vez mais para "Troféu Framboesa" (para quem não sabe, é um prêmio oferecido nos Estados Unidos aos piores filmes do ano).
  • A briga triste e cada vez mais degradante entre as Quadrilhas Flor de Mandacarú e Mandacarú do Sertão de Cariré. Que exemplo de civilidade, cidadania, espírito de competição e amor ao São João... Cuidado para essa história toda não virar piada.
  • E por último, claro! A atuação dos jurados da Fequajuce. Que papelão...

    Caso alguém queira complementar essa lista é só enviar comentários ou e-mails para: revistaispia@yahoo.com.br

quinta-feira, agosto 30, 2007

Festival de Quadrilhas Fora de Época em Iguatu


A segunda edição do Iguatu Festeiro, primeiro Festival de Quadrilhas fora de época do Brasil começou na quinta feira, 25 de agosto. Realizado pela Prefeitura de Iguatu, 377km de Fortaleza, deve continuar até o sábado, 01 de setembro. Além de comemorar o mês do folclore, oevento comemora ainda o iguatuense Humberto Teixeira, um dos grandes parceiros de Luis Gonzaga, inclusive na música Asa Branca, que comemora 60 anos em 2007.
A Arena Montada especialmente para o evento na Perimetral já recebeu até hoje, 19 quadrilhas. Além de renomados grupos como Paixão Nordestina e Arraiá do Gipão de Fortaleza, passaram por lá a Quadrilha São Gererê, de Belo Horizonte - MG e a atual campeã nacional Beija Flor do Sertão. De acordo com quem esteve por lá a apresentação do grupo foi de despedida, já que o seu Presidente Kiko Sampaio não deverá mais morar em Fortaleza.
Ainda devem passar por Iguatu mais 10 grupos, entre elas Arraiá Zé Testinha, Campeã do IX Festejo Ceará Junino no final de julho. A Quadrilha Pau Melado, Campeã da primeira edição do evento em 2005 deve se apresentar na próxima quinta feira. E todas concorrem a uma premiação de R$ 30 mil que deverá ser dividida entre os grupos.

Quadrilhas e muito forró
A decoração do evento levou os visitantes a voltar no tempo e reviver os tempos do cangaço, com direito a cidade cenográfica e réplica das vilas sertanejas. A infra-estrutura conta ainda com camarotes, arquibancadas, banheiros químicos, segurança e assistência médica de emergência.Nas barracas comidas típicas e no palco principal grandes atrações nacionais e muito forró.
Durante a abertura do II Iguatu festeiro, a banda Harmonia do samba animou os participantes. durante os 8 dias serão 9 atrações, das quais ainda fazem parte Aviões do Forró, Forró Sacode, entre outros.

Quadrilha todo dia
Veja agora quem já se apresentou e ainda vai estar por lá.

25/08/07 - Sábado
20:30h - Arraiá Do Gipão - Fortaleza - Ce
21:15h - Grêmio Recreativo E Cultural - São Gererê Belo Horizonte - Mg
22:00h - Grupo Cultural Raízes Nordestina - Quixeramobim-Ce
26/08/07 – Domingo 1
9:00h - Beija-Flor - Fortaleza-Ce
19:45h - Paixão Nordestina - Fortaleza - Ce
20:30h - Luar Do Sertão - Sobral - Ce
21:15h - Levanta Poeira - Itapajé - Ce
22:00h - Quadrilha Junina Ciganinha - Tobias Barreto - Se
27/08/2007 - Segunda-Feira
19:45h - Quadrilha Dos Deficientes Auditivos E Visuais – Seja O Que Deus Quiser - Iguatu - Ce 20:30h - Arriba Saia - Várzea Alegre-Ce
21:15h - Grupo Junino Jovens Da Serra - Tianguá - Ce
28/08/2007 - Terça - Feira
19:45h - Grupo Da Terceira Idade Do Corpo De Bombeiros – Arraiá Pegando Fogo Iguatu - Ce 20:30h - Arraiá Do D.N.E.R - Icó - Ce
21:15h - Girassol Do Sertão - Russas - Ce
22:00h - Arraiá Do Furdunço - Altaneira - Ce
29/08/07 - Quarta-Feira
19:00h - Agremiação Cultural Asa Branca - Campos Sales - Ce
19:45h - Cantadores Do Sertão - Farias Brito- Ce
20:30h - Rosa Vermelha - Campos Sales-Ce
21:15h - Quadrilha Família Metamorfose - Caaporã- Pb
30/08/07 – Quinta-Feira
19:00h - Iguatu Junino - Iguatu-Ce
19:45h - Arraiá Do Patativa - Assaré-Ce
20:30h - Tropicaliente - Ananindéia-Pa
21:15h - Quadrilha Junina Pau Melado - Brasília-Df
31/08/07 – Sexta-Feira
19:00h - Quadrilha Sapecou, Queimou - Barreiras - Ba
19:45h - Flor Do Mandacaru - Cariré-Ce
20:30h - Arraiá Coração Nordestino - Senador Pompeu - Ce
21:15h - Fiapo De Trapo - Beberibe - Ce
22:00h - Quadrilha Zé Testinha - Forteleza - Ce
22:45h - Pindura Saia - João Pessoa-Pb

Confira Programação Musical
Dia 25/08 – Harmonia do Samba e Must do Forró
Dia 26/08 – Aviões do Forró
Dia 27/08 – Banda Skema
Dia 28/08 – Waldonys
Dia 29/08 – Forró Sacode
Dia 30/08 – Solteirões
Dia 31/08 – Dorgival Dantas
Dia 01/09 – Waldonys e Forró dos Plays

sexta-feira, agosto 24, 2007

3º Concurso Nacional de Quadrilhas: O Ceará mostra a sua raça, ou melhor, a sua tribo

















Foi difícil para alguns entenderem, mas no Ceará, até os índios dançam quadrilha. E ainda são os melhores do Brasil! O grupo Beija - Flor do Sertão tornou-se Campeão do 3º Concurso Nacional de Quadrilhas no dia 29 de julho, em Fortaleza com o tema: "almas do nosso povo". Ocas, canoas, remos, cocares, penas e até pintura no rosto foram utilizados no "espetáculo" que a quadrilha mostrou no sábado, 28 de julho. Não faltou a força da índia grávida. A Rainha Cristiane com cerca de 8 meses de grávidez rodopia na quadra e exibe a barriga trazendo a ave símbolo da quadrilha, pintada. A admiração por ela é tanta que logo após a apesentação foi cercada por dezenas de pessoas que queriam parabenizar e tirar fotos com ela.
Com cerca de 48 pares na quadra, número acima do permitido pelo regulamento, o grupo perdeu dois pontos, que pareceram não fazer diferença. Mesmo com o engano percebido na entrega de prêmios e a recontagem (no mesmo instante) dos pontos, o grupo também levou o troféu de melhor casal de noivos. Além disso a Beija Flor recebeu em dinheiro R$ 10 mil.
O Nacional reuniu em Fortaleza, 13 grupos de 11 estados, entre eles: Acre, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Além de quase todos do Nordeste, exceto Piauí e Maranhão.
Na entrega da premiação o Preseidente da Confederação Brasileira de Quadrilhas - Confebraq, Claudeci Martins, agradeceu ao Governo do Ceará por sediar o evento e elogiou, dizendo ser o melhor já realizado até hoje.
O espaço da Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ficou pequeno para o número de pessoas que compareceram ao evento em pleno final do mês de julho.
Na segunda colocação, a Quadrilha Unidos em Asa Branca, de Alagoas, encantou o público com seus sapateados de xaxado, garra e animação dos brincantes. A terceira colocação foi para a outra representante cearense, Zé Testinha. O grupo com mais de 30 anos de existência emocionou o público mostrando o cangaço e a quadrilhas dos "cabra da peste", homens do bando de Lampião. Já o prêmio de Melhor Marcador ficou com a quadrilha Arraiá de São Matheus. de Minas Gerais.

quinta-feira, julho 26, 2007

Atraso na 1ª noite do IX Ceará Junino


Com mais de uma hora de atraso, teve início na noite de ontem, quarta, 25, a IV Final do IX Festejo Ceará Junino (Caso tenha confundido alguém, explico agora: O Festejo Ceará Junino está na sua nona edição. Mas somente nos anos de 1999, 2000 e 2006 houve uma disputa final).
Em 2007 o local escolhido para o evento foi a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, coberta por um tablado para a apresentação das quadrilhas e arquibancadas para acomodar o público.
Marcado para as 19h45, passavam das 9h00 quando a primeira quadrilha entrou em quadra. Arte do Sertão da cidade de Ocara, mostrou enredo inspirado na preservação da Amazônia e o aquecimento global. A segunda, de Guaraciaba, trouxe colorido no figurino e animação nos brincantes que atraíram a atenção do público, com a pequena mais barulhenta torcida.
A Quadrilha Arraiá do Vale, de Acarape foi a terceira. O tema "o amor está no arraiá" fez a quadrilha sair de dentro de corações entrelaçados, com direito a flechadas de cupido e músicas apaixonadas. Com criatividade e boa dose de ousadia, a Fulô do Sertão, de Senador Pompeu encerrou a noite. Personagens do sertão saindo de um quadro vivo, Rainha saindo "quase voando" da flor de um mandacaru gigante e o casal de noivos no centro de uma grande rosa que se abre no meio da quadrilha, foram os trunfos do grupo.
A disputa, que vai até a sexta, 27, deve ser acirrada, afinal, além do título de Campeão do "Festejo", são R$ 5mil em dinheiro e a vaga para disputar o III Festival Nacional que ocorre no final de semana, nos dias 28 e 29, também no Dragão do Mar.
Por volta de 1h00 da manhã, o público ainda acompanhava o encerramento da última quadrilha.

terça-feira, julho 24, 2007

O mês de junho não acabou!

Isso mesmo. o espírito junino está invadindo os outros meses do calendário. Já estamos no final de julho e mesmo assim, ainda vamos ter um importante festival. A partir de quarta, 25, ocorrerá na Praça verde do Centro Cultural Dragão do Mar a IX final do Festejo Ceará Junino e o 3° Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, onde devem estar as selecionadas de todo o Ceará e no sábado, 28 e domigo, 29, as melhores do Brasil.
Nossas representantes serão a Beija Flor do Sertão e a vencedora do IX Festejo Ceará Junino, que será conhecida na sexta, 27/07. Vale a torcida!

Para saber mais detalhes sobre a final do IX Ceará Junino: http://www.secult.ce.gov.br/
Já para saber mais sobre o 3° Festival Nacional é so conferir o link:
www.confebraq.com/nacional2007.zip

Ah, e os festivais vão se estender mesmo. Dia 05/08 ainda tem festival. Na cidade de Cariré. festival da quadrilha Flor de Mandacaru. Confiram!


A todos um ótimo final de temporada!!!

Cenas Memoráveis do V Festival Cearense II

Para completar as cenas memoráveis do festival vão aí mais algumas:

Festa da tribo
Imagem fantástica, todo o ginásio da Parangaba (mais de 1500 pessoas), acompanhando nas palmas o grito de guerra dos índios da tribo Beija Flor, puxado pelo regional. Sema falar nos rostos pintados e os cocares deistribuídos pelo apoio da quadrilha. Ê-ê-ê ê-ê-ê

Festa da tribo 2
Apesar de meio confuso o figurino (afinal, penso que os cocares apache não fazem parte da alma do nosso povo, ainda mais com plumas, outro equívoco), meio sem explicação índio dançar quadrilha (o casamento explicaria bem melhor essa história, mas não hove e também nenhuma explicação por conta da quadrilha), não se pode negar que a imagem das canoas girando com os índios e o efeito dado pelos quatro canhões de luz foi muito bom, assim como o índio suspenso sob as flechas também. Mas que tal procuramos um pouco mais de quadrilha?!

Rainha da tribo
Verdadeiro "mito do São João" basta a Rainha da Beija Flor do Sertão aparecer em quadra para levar ao delírio o público presente. Mesmo grávida e com a barriga consegue dar boas rodadas e mostrar a sua marca. Parabéns!

Identidade
Para mostrar o que é identidade, a quadrilha de Tabuleiro do Norte, Espinho e Fulô, não fez muito esforço, bastou vir como sempre vieram os trabalhos do coreógrafo Raimundo. Limpos , claros, sem marca dos modismos. Mas não menos encantador e criativo. Bela coreografia. Ah, e a Rainha como último par, mais uma marca registrada desde os tempo de Flor de Mandacaru (também de Tabuleiro). Muito bom! Sem falar no paletó dos homens, a marca das quadrilhas do Vale do Jaguaribe.

Uma mar de Paixão
A quadra do Ginásio da Parangaba, que não é pequena, ficou minúscula para os 70 pares da Paixão Nordestina (de Fortaleza). Parecia um mar de gente com ondas coloridas indo e vindo. Isso sem falar no repertório, que já é bom todo ano. Imaginem 10 anos reunidos em 20 e poucos minutos. Maravilha!

A Rainha do Interior
A quadrilha Estrela Branca de Hidrolândia, mostrou uma bela, simpática e desenvolta rainha.
Sem falar numa quadrilha leve, coreografia marvilhosa, agradável aos olhos.

Noivinhos
Casalzinho de noivos da infantil Arraiá do Bairro Ellery de encher os olhos. A Princesa também não fica por menos.

Princesinha
Por falar em Noivinhos e Princesa, a da infantil Raio de Luz é um verdadeiro show.

O dia amanhecendo...
e a "mística e mitológica" Quadrilha Pegando Fogo dançando. Belo espetáculo do sol, que como a Fênix nos renasce todo dia.

Cena Triste
Em meio às cenas memoráveis vai uma triste. Em uma reunião com os presidentes de quadrilhas, atrás do palco, o Presidente da Fequajuce foi agredido com um tapa no rosto. Precisa de tanta violência. Que incapacidade de se controlar seus impulsos... Isso é atitude de quem quer ser campeão?! A menos que seja de boxe ou judô. hehehehe. Risos a parte. Cena lamentável.

quinta-feira, julho 19, 2007

Cenas Memoráveis do V Festival Cearense
















Durante 4 dias quadrilheiros e não queadrilheiros puderam presenciar momentos inesquecíveis. De 12 a 15 de julho o Ginásio da Parangaba recebeu 40 quadrilhas juninas vindas das mais diversas regiões do Estado.

Nós da revista ISPIA elegemos as cenas memoráveis do evento.


Ex - Rainha

É sempre bom ver Laíse, a loira Rainha do Arraiá da Liberdade, de Redenção. Mesmo que sua evolução não tenha sido das melhores, dos tempos de Rainha Fequajuce (2004 , se não me engano), é sempre bom ver.

Flores para o público

No primeiro dia, 12/07, a Quadrilha Cada Macaco no seu galho ofereceu um grande buquê de flor de flores aos presentes. Em forma de círculo, os homens da qaudrilha erguiam grandes flores vermelhas de esponja. No centro sob uma névoa de fumaça branca, surge a noiva, a rosa branca no centro. E aí já viu, né? Aplausos do público que mesmo exausto após mais de 10 quadrilhas, conseguiu reparar a bela evolução da quadrilha.

Pura ousadia

Cílios coloridos e cantora brincante (ou brincante cantora, ainda não consegui criar uma nomeclatura). A Quadrilha Cumade Elza, de Forquilha, foi pura ousadia nesse São João. Por alguns momentos uma das brincantes abandonava a quadra para cantar as músicas do grupo. Um microfone embaixo do palco a aguardava. Curioso! Se essa moda pega?

Pura ousadia II

Ousadia também foi o figurino da quadrilha Ceararte. No melhor estilo São João Fashion. A quadrilha apresentou um quê de Maria bonita, com cintos largos; um quê de Vilma e Bety do desenho animado Flinstones nos destaques femininos, de vestidos sem mangas. Os demais também quase sem mangas, com laços e rosas quase gigantes. Para os homens, blusas de manga curta, dando a impressão de longas e dobradas, no melhor estilo balada. Pura ousadia! Não digo que ficou ruim nem bom, apenas diferente. Temos ainda que ressaltar uma coreografia de tirar o fôlego e muito bem executada.





AGUARDEM MAIS CENAS MEMORÁVEIS

sexta-feira, julho 13, 2007

Começou o 5° Festival Cearense de Quadrilhas





Som, Ok. Jurados, apostos. Quadrilha na formação, pronta para entrar em quadra. Público, embora pequeno, devidamente acomodado. É hora de dar início a mais um Festival Cearense de Quadrilhas Juninas do Ceará.
Com mais de uma hora de atraso , por volta das 21h00, teve início na noite de ontem, quinta feira, 12, a quinta edição do Festival Cearense de Quadrilhas Juninas. Até o domingo, 16, o evento deve reunir reunir as 50 quadrilhas (42 adultas e 8 infantis) selecionadas em todo Estado durante o mês de junho.












Confira os grupos que se apresentaram e a ISPIA conferiu tudo:
CUMPADE MACÊDO - Maracanaú
CULTURA NORDESTINA - Fortaleza
ARRAIÁ DA LIBERDADE - Redenção
TRADIÇÃO NORDESTINA - Independência
FILHOS DO SERTÃO - Fortaleza
CUMADE ELZA - Forquilha
RAÍZES SERTANEJAS - Fortaleza
ROÇADO DA CHIQUINHA - Fortaleza
CADA MACACO NO SEU GALHO - Maranguape

quarta-feira, julho 04, 2007

Página 16


Páginas 14 e 15







Páginas 12 e 13


Páginas 10 e 11




Páginas 8 e 9


Páginas 6 e 7


terça-feira, julho 03, 2007

Páginas 4 e 5


Páginas 2 e 3


ISPIA 2


Galera, infelizmente os custos da vida real ás vezes barram os nossos sonhos.

Mas quando lutamos por esse sonho ele sempre se torna realidade.

Mesmo que não esteja impressa em papel, está aí a segunda edição da ISPIA.

Espero que gostem.

sábado, abril 07, 2007

www.fequajuce.com.br


É verdade, sim!

A Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará - Fequajuce - finalmente colocou seu site no ar. Embora ainda não esteja completamente pronto, já pode ser acessado.

Entre as novidades boas, o cadastro de quadrilhas, festivais e festivais, que agora podem ser feitos on line, ou melhor, cadastrados. Afinal para validar tem que ter o comprovante de pagamento devidamente carimbado pela federação.

Agora os grupos em qualquer lugar do estado poderão ficar sabendo das novidades. Assim como dos festivais e dos grupos filiados.

Por enquanto, acho que o site não está muito com a nossa cara, a cara do Ceará, afinal, as fotos não todas são de quadrilhas de outros estados. Será que é tão dificil encontrar fotos de quadrilhas cearenses?

Mas esse problema com certeza deverá ser resolvido nos próximos dias.

É bom perceber que a Federação agora tem uma nova cara e que está se modernizando, se digitalizando. Se a comunidade já é um termômetro do que acontece no meio, imagine o site...


Parabéns fequajuce!


Ah e quem quiser acessar, o endereço é o do título. hehehehe

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Quanto custa um regional?


Quadrilha cearense que se prese tem que ter "Regional". Hoje em dia não sei nem se o termo ainda é válido. Afinal é uma abreviação de "Trio Regional", que é formado por zabumba, triângulo e sanfona.

Ainda existe isso por aqui? Se existir é uma raridade e merece aplausos.

Hoje esses três instrumentos foram acrescidos de baixo, percusão, agogô, enfim... mais parece uma banda. Pronto! Que tal chamarmos de "Banda Regional"? Nada mais justo... não deixa de ser regional, mas deixa de ser trio.

Resolvido o problema da denominação vamos passar para um outro problema. Problema que é maior ainda. Quanto custa esse luxo? Já ouvi falar em números astronômicos. Antes quando se trabalhava com o "Trio" e mais uma ou duas vozes, fácil se encontrava regional por R$ 3 mil no máximo. E isso para tocar por dois meses. Hoje em dia oferecer metade desse valor para uma cantora ou um cantor soa como insulto. A coisa evoluiu e tomou uma proporção tal, que tem grupo especulando o custo do seu regional em R$ 8 mil.

Pelo que podemos ver cantar música de Quadrilha virou um ótimo investimento. E é assim que os regionais estão se diversificando, se preparando melhor. Tem regional que toca para mais de um grupo por noite, chegando a fazer no mínimo trê apresentações. Será que não confunde o repertório, hein?!

Antes costumavamos identificar alguns grupos pelas vozes de seus cantores. Atualmente quem fala mais alto é o som do cifrã0 ($$$$). Quando pensarmos que vamos ouvir Paixão Nordestina, vamos ouvir Cumpade Justino. Igual a alguns anos atrás, quando pensávamos que íamos ouvir Beija Flor do Sertão, ouvimos Ceará Junino. Sem querer julgar ninguém, a final todo mundo tem o direito de escolher. são só alguns exemplos.

Ainda bem que a cultura popular é camaleônica, ao mesmo tempo que se perdem as identidades, novas se criam... é tudo uma questão de adaptação.

Então quadrilheiros, procurem regioniais que se adaptem ao seu bolso.

Se o seu grupo não conseguiu uma banda, aposte na originalidade busque o "trio regional". Pra que mais criativo do que isso?

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Domingo: Dia oficial dos Ensaios

Em primeiro lugar devo desculpas a todos por passar um mês sem postar nada. Não foram férias, mas deixa pra lá...
Vamos ao que interessa.
O domingo, segundo a Bíblia, foi feito para que Deus pudesse descansar após a criação do mundo. Para os quadrilheiros nesse dia não há folga, afinal, domingo é o dia em que a maioria dos grupos ensaia. E ensaio não é fácil. Nos primeiros a criação da coreografia leva á exaustão nas muitas tentaivas. Depois que está tudo montado é chato ficar repetindo a mesma coisa sempre. Sim, mas voltando ao domingo, por que ensaiar no domingo?
Apesar de também acontecer no sábado, o ensaio de domingo agrega mais pessoas, talvez pelo fato de a minoria trabalhar nesse dia.E como nesse dia ninguém faz quase nada mesmo, que tal um ensaiozinho?
No interior, as Quadrilhas ensaiam também durante a semana, mas o domingo é o dia mais forte, é quando o regional vai ensaiar com o grupo. As pessoas estão mais descansadas e uma platéia considerável costuma ir assistir.
Ao mesmo tempo que é bom, também é ruim e tira o sono da diretoria, o domingo é o dia de folga, porém, o dia da ressaca, ou daquele churrasco, da praia... enfim alguns brincantes acabam faltando por conta disso.
E como fazer para isso não acontecer? Não olhem pra mim, não estou pensando em soluções, apenas expondo uma situação muito comum, que merece ser citada.

Até mais

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Ano Novo, Vida Nova, Tema Novo...

Adeus ano velho/Feliz ano novo/Que tudo se realize no ano que vai nascer/ Muito dinehiro no bolso...

É mais ou menos assim que todo quadrilheiro sonha em começar um novo trabalho. Dinheiro para poder realizar o projeto criado e o transporte para poder se apresentar.
Alguns grupos foram bem esperto e não deram folga, começaram a trabalhar ainda em setembro. Outros ainda nem pensaram ainda sobre o São João 2007. Mas o fato é que a partir de agora está aberta a nova temporada...
Para alcançar bons patrocínios é imprescindível organização e informação. Portanto procurem sempre ver quando vai sair o edital da Prefeitura de Fortaleza - para os grupos da capital. Já quem é do interior, se articular e negociar com os secretários é bem importante.
Além do apoio estatal, as Quadrilhas podem encontrar também apoio em empresas privadas. Logo logo será divulgada aqui a lista das empresas que mais patrocinam o São João do Ceará. Fiquem espertos.
Para conseguir o apoio, noentanto é fundamental um bom projeto. E a ajuda de uma pessoa que entede é sempre bom, se você não tem experiência com isso. Recorra à Fequajuce para ajudar na elaboração desse documento da melhor maneira - eu disse "ajudar", quem vai construir é você, não esqueça! - e também peçam dicas para quem enviar. Afinal, é obrigação da entidade dar apoio aos seus associados. Cobrem e começem 2007 com pé direito!!!