sexta-feira, agosto 24, 2007

3º Concurso Nacional de Quadrilhas: O Ceará mostra a sua raça, ou melhor, a sua tribo

















Foi difícil para alguns entenderem, mas no Ceará, até os índios dançam quadrilha. E ainda são os melhores do Brasil! O grupo Beija - Flor do Sertão tornou-se Campeão do 3º Concurso Nacional de Quadrilhas no dia 29 de julho, em Fortaleza com o tema: "almas do nosso povo". Ocas, canoas, remos, cocares, penas e até pintura no rosto foram utilizados no "espetáculo" que a quadrilha mostrou no sábado, 28 de julho. Não faltou a força da índia grávida. A Rainha Cristiane com cerca de 8 meses de grávidez rodopia na quadra e exibe a barriga trazendo a ave símbolo da quadrilha, pintada. A admiração por ela é tanta que logo após a apesentação foi cercada por dezenas de pessoas que queriam parabenizar e tirar fotos com ela.
Com cerca de 48 pares na quadra, número acima do permitido pelo regulamento, o grupo perdeu dois pontos, que pareceram não fazer diferença. Mesmo com o engano percebido na entrega de prêmios e a recontagem (no mesmo instante) dos pontos, o grupo também levou o troféu de melhor casal de noivos. Além disso a Beija Flor recebeu em dinheiro R$ 10 mil.
O Nacional reuniu em Fortaleza, 13 grupos de 11 estados, entre eles: Acre, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Além de quase todos do Nordeste, exceto Piauí e Maranhão.
Na entrega da premiação o Preseidente da Confederação Brasileira de Quadrilhas - Confebraq, Claudeci Martins, agradeceu ao Governo do Ceará por sediar o evento e elogiou, dizendo ser o melhor já realizado até hoje.
O espaço da Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ficou pequeno para o número de pessoas que compareceram ao evento em pleno final do mês de julho.
Na segunda colocação, a Quadrilha Unidos em Asa Branca, de Alagoas, encantou o público com seus sapateados de xaxado, garra e animação dos brincantes. A terceira colocação foi para a outra representante cearense, Zé Testinha. O grupo com mais de 30 anos de existência emocionou o público mostrando o cangaço e a quadrilhas dos "cabra da peste", homens do bando de Lampião. Já o prêmio de Melhor Marcador ficou com a quadrilha Arraiá de São Matheus. de Minas Gerais.

2 comentários:

  1. linda essa quadrilha beija-flor do sertão eu que sou quadrilheiro e coreografo adimiro muito eesa quadrilha , eu sou coreografo de uma quadrilha mirim chamada estação junina de itatira aonde eu moro mas nem se com para as grandes quadrilhas adultas.....................................

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da quadrilha beija flor e queria dezer que estao de parabens eu faso parte de uma qudrilha de itapipoca camada mandacaru e nois adoramos o trabalho de voces

    ResponderExcluir

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.