quinta-feira, julho 29, 2010

Quem é melhor, interior ou capital?

As Quadrilhas do interior, que andavam cabisbaixas nos últimos anos com os resultados do Festival Cearense, tiveram esse ano um bom motivo para sorrir. Afinal, a temporada de 2010 foi dos grupos do interior.
Um bom exemplo foram as duas maiores competições do estado, Festival Cearense e Festejo Ceará Junino, que levaram ao local mais alto do pódio a Quadrilha Cheiro de Terra, de Horizonte, que compõe a região metropolitana de Fortaleza.
Quadrilha Espinho e Fulô - Tabuleiro do Norte
Se analisarmos a lista das 10 melhores do Cearense, podemos ver que exceto a Quadrilha Paixão Nordestina e a Arraiá do Zé testinha (em 2º e 3º lugar respectivamente), todas as outras são do interior. Destaque para a região do Vale do Jaguaribe, com três na lista. Espinho e Fulô (Tabuleiro do Norte - 6º lugar), Cheiro do Sertão e Filhos do Sertão (Limoeiro do Norte - 7º e 9º lugar respectivamente).
Nos quesitos individuais também, a capital não teve hegemonia dessa vez, apenas o Melhor Noivo (Quadrilha Paixão Nordestina) foi da capital. Os outros prêmios saíram para a região metropolitana e para o interior. 
Quadrilha Espinho e Fulô - Tabuleiro do Norte
No Festejo Ceará Junino o desempenho da capital foi mais quém ainda. As melhores colocadas foram Arraiá da Esperança em terceiro lugar e Ceará Junino em quinto. Nos quesitos individuais Arraiá do Patativa, de Assaré, levou todos os prêmios: Melhor Rainha, Melhor Casal de Noivos e Melhor Marcador.
E há de se ressaltar que a coreografia da "Cheiro" foi desenvolvida por um profissional do interior, da cidade de Tabuleiro do Norte, Raimundo Claudino.
A partir dessa análise do resultado da temporada resta aos grupos fazerem uma reflexão: Será que o nível de produção criativa da capital caiu? Ou o interior que deu um salto?
Quadrilha Espinho e Fulô - Tabuleiro do Norte
Quem tiver essas respostas com certeza vai estar melhor preparada para 2011. Quem será???


Texto: Angelo Tomasini
Foto: Anderson Santiago/ reprodução site Secult/ Acervo Pessoal Wagner Alves

3 comentários:

  1. informação do Site da SECULT estar errado, p quesito Rainha quem levou foi Arraiá do Patativa. Inicalmente eles haviam chamado a Rainha da Cheiro de Terra, entretanto houve um erro no somatório e a rainha da Patativa teve uma pontuação maior, logo em seguida foi feita a troca.

    Marcos Salmo
    Vice - Presidente Fequajuce

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    Obrigado por verificar a informação incorreta divulgada no post. Já fizemos a devida correção.
    Esteja a vontade para deixar críticas, elogios e sugestões.

    O Editor

    ResponderExcluir

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.