Quem gosta da cultura do Boi - Bumbá de Parintins, no Amazonas (leia-se Boi Garantido e Boi Caprichoso), com certeza vai encontrar muitas semelhanças no Festival de Quadrilhas de Camocim.
As torcidas das duas maiores Quadrilhas da cidade, Beira Lixo e Esperança dão um show de animação nas arquibancadas. De um lado bandeiras e balões verdes (Esperança) e do outro tudo azul (Beira Lixo). No momento da apresentação a torcida explode em aplausos e saudações incentivando o grupo que está dançando na quadra, enquanto o outro lado da arquibancada apenas assiste passivamente.
Entre os dias 16 e 18 ocorreu mais uma edição desse espetáculo, que acaba sendo um atrativo a mais dentro do Festival de Quadrilhas da cidade, que já está na 22ª edição. Os grupos tem quase a mesma idade do evento. Beira Lixo completou 20 anos em 2010 homenageando a cultura cigana, enquanto a Esperança, com 19 anos desenvolveu o seu tema voltado para a sanfona.
A rivalidade antiga entre os dois grupos acaba por envolver a população local, que no dia da apresentação sai de casa bem cedo para garantir o seu lugar na arquibancada e poder torcer para o grupo preferido. O resultado é sempre muito comemorado mesmo que não seja o primeiro lugar. O que importa é vencer a rival "em casa".
Dessa vez a "vitória" foi para a Beira Lixo, que ficou em segundo lugar, com 145,5 pontos, enquanto a Esperança ficou em terceiro com 145,0 pontos e a Flor de Mandacarú, da cidade de Cariré roubou a cena, sendo a campeã do evento com 146,0 pontos.
Nos quesitos individuais Beira Lixo recebeu a premiação de melhor marcadora; Flor de Mandacaru, melhor casamento, melhor noivo e melhor rainha; E Pisa na Fulô, de Sobral, a melhor noiva.
P.S. - Bem que os responsáveis pela cultura local poderiam explorar mais esse "detalhe" tão interessante e utilizar inclusive como instrumento de marketing para promover o evento. Afinal, isso não acontece em todo lugar.
BEIRA-LIXO SEM DÚVIDAS É A MELHOR COM A NOSSA TORCIDA ESQUADRÃO AZUL!!!
ResponderExcluirBY.:GÉRSON MACHIDA
beira-lixo encanta a cada ano que passa...
ResponderExcluirLeiliane nascimento