Apresentação no XXVI Festival de Quadrilhas da Vila Manoel Sátiro
Local: Ginásio da Parangaba
Data: 13 de junho de 2006
Classificação: * * *
Tá aí uma coisa que não se vê mais em Fortaleza! Quadrilha Junina estilizada com 18 pares. A Quadrilha entra em quadra tímida, mas aos poucos, com noção de espaço mostra garra de gente grande.
Raízes do Meu Ceará apresentou um casamento rápido, porém com discernimento no texto, a não ser as falhas na interpretação. O velho conhecido “palco quente”, onde os atores se movimentam de um lado para o outro em movimentos de passadas artificiais. Como se estivessem andando sob brasas.
Com o tema “São João, serra, sertão e litoral”, o grupo procurou músicas que falam a respeito do tema, transparecendo a idéia que gostariam de passar, que é a da geografia cearense através do imaginário desse homem que aqui vive.
No quesito coreografia. Nada muito ousado. Mas ao mesmo tempo podemos ver passos tradicionais bem desenvolvidos. E o que é melhor, podemos perceber o desenho coreográfico sem atropelo, sem ser obrigados a presenciar a verdadeira “luta” por espaço que muitas brincantes têm travado para poder pelo menos girar a sua saia sem esbarrar no par da frente ou do lado, o que acontece muito hoje em dia.
Já no figurino temos um conjunto interessante, bem pensado. Usa as rosas da chita aplicada no corpo e na saia do vestido, com fitas coloridas, mostrando harmonia entre cores e modelo do vestido. Totalmente estilizado, mas com um pezinho no tradicional.
O aplique, que nos últimos 3 ou 4 anos tem se tornado amigo íntimo das quadrilheiras pode ser inimigo mortal quando, por exemplo, a cor do cabelo é diferente do aplique. Ou mesmo quando ele toma uma forma ou consistência totalmente artificial. Algumas meninas nos dão a impressão de ser bonecas que a dona já fez muita “traquinagem” com os cabelos. Não que chegue a quebrar a harmonia total, mas se faz necessário um cuidado especial.
Agora o regional, esse sim, sem dúvida é a alma da Quadrilha. Casado ao repertório fácil eleva a o grupo e faz os 18 pares parecerem no mínimo 30 dentro da quadra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.