quinta-feira, julho 29, 2010

Quem é melhor, interior ou capital?

As Quadrilhas do interior, que andavam cabisbaixas nos últimos anos com os resultados do Festival Cearense, tiveram esse ano um bom motivo para sorrir. Afinal, a temporada de 2010 foi dos grupos do interior.
Um bom exemplo foram as duas maiores competições do estado, Festival Cearense e Festejo Ceará Junino, que levaram ao local mais alto do pódio a Quadrilha Cheiro de Terra, de Horizonte, que compõe a região metropolitana de Fortaleza.
Quadrilha Espinho e Fulô - Tabuleiro do Norte
Se analisarmos a lista das 10 melhores do Cearense, podemos ver que exceto a Quadrilha Paixão Nordestina e a Arraiá do Zé testinha (em 2º e 3º lugar respectivamente), todas as outras são do interior. Destaque para a região do Vale do Jaguaribe, com três na lista. Espinho e Fulô (Tabuleiro do Norte - 6º lugar), Cheiro do Sertão e Filhos do Sertão (Limoeiro do Norte - 7º e 9º lugar respectivamente).
Nos quesitos individuais também, a capital não teve hegemonia dessa vez, apenas o Melhor Noivo (Quadrilha Paixão Nordestina) foi da capital. Os outros prêmios saíram para a região metropolitana e para o interior. 
Quadrilha Espinho e Fulô - Tabuleiro do Norte
No Festejo Ceará Junino o desempenho da capital foi mais quém ainda. As melhores colocadas foram Arraiá da Esperança em terceiro lugar e Ceará Junino em quinto. Nos quesitos individuais Arraiá do Patativa, de Assaré, levou todos os prêmios: Melhor Rainha, Melhor Casal de Noivos e Melhor Marcador.
E há de se ressaltar que a coreografia da "Cheiro" foi desenvolvida por um profissional do interior, da cidade de Tabuleiro do Norte, Raimundo Claudino.
A partir dessa análise do resultado da temporada resta aos grupos fazerem uma reflexão: Será que o nível de produção criativa da capital caiu? Ou o interior que deu um salto?
Quadrilha Espinho e Fulô - Tabuleiro do Norte
Quem tiver essas respostas com certeza vai estar melhor preparada para 2011. Quem será???


Texto: Angelo Tomasini
Foto: Anderson Santiago/ reprodução site Secult/ Acervo Pessoal Wagner Alves

segunda-feira, julho 26, 2010

São João do Ceará ainda não acabou

Os aficcionados por Quadrilha Junina ainda tem suas últimas chances... Ainda tem festival no estado. Fortaleza apresenta até o dia 15 de agosto, mostra de quadrilhas durante os domingos a partir das 19h00. O evento que recebe o nome de "Fortaleza em férias, a capial da alegria" especialmente programado para turistas pode ser uma boa para quem anda doidim pra ver um balançado de saia e muito forró.
Já para quem está pela zona norte a opção é o XIV Festival de Quadrilhas de Alcântaras, que encerra os festejos juninos ou julhinos do Ceará entre os dias 29 e 31 de julho.

SERVIÇO

XIV Festival de Quadrilhas de Alcântaras
Data: 29 a 31 de Julho
Contato: (88) 3640 1058
http://www.blogalcantaras.com.br/

Fortaleza Capital da Alegria
Data: 18/07 a 15/08 (aos domingos)
Local: Quadra de esportes da Av. Beira Mar, próximo à Praça dos Estressados
Contato: (85) 3105.1518/8722.2704
http://www.fortaleza.ce.gov.br/

Programação

Dia 18/07
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Arraia do Gipão
20h às 22h – Show com Os Januários

Dia 25/07
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Paixão Nordestina
20h às 22h – Show com Neopineo

Dia 01/08
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Raízes do Meu Ceará
20h às 22h – Show com Chico Pessoa

Dia 08/08
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Tongil
20h às 22h – Show com Diassis Martins

Dia 15/08
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Estação Junina
20h às 22h – Show com Adelson Viana

quarta-feira, julho 21, 2010

Onde está o 10?

Quem esteve presente no Ginásio da Parangaba, em Fortaleza, na quarta-feira, 14, ouviu o locutor proferir um festival de números. Números esses,  que foram notas aplicadas por 25 jurados às 40 Quadrilhas que se apresentaram na etapa final do Festival Cearense 2010. Se tiverem prestado atenção, dentre dezenas de notas, tanto na categoria infantil como na adulta, foram poucas as notas 10 atribuídas aos grupos. É certo que o nove vírgula alguma coisa imperou, mas a falta do 10 em abundância como nos outros anos, a que se deve?
Sinceramente, não sou eu quem responde essa pergunta.
Será que as nossas Quadrilhas não estão sendo boas o suficiente? ou será que os nossos avaliadores entraram em uma onda de que 10 é perfeição e não existe nada perfeito nesse mundo?
Pelo menos em uma coisa eu acredito. Quem não tirou 10 deve estar louco se preguntando o porque. E ainda mais, deve estar queimando neurônios para correr atrás e buscar essa notinha tão almejada no próximo ano.
Já as notas extremamente baixas, como 7 e 6 apareceram dessa vez. Quem não estava acostumado com isso tomou um baita susto. A sorte é que esse ano as maiores e as menores notas foram eliminadas. Não fosse isso tinha gente se lamentando até agora....

P.S. A comissão julgadora acabou trazendo nomes desconhecidos, dentre as já figurinhas carimbadas dos cearenses. Boa essa mistura, mas alguns dos nomes do júri são bem distantes do movimento. será que isso não acabou acarretando certos disparates nas notas?

segunda-feira, julho 19, 2010

Parintins é aqui!


Quem gosta da cultura do Boi - Bumbá de Parintins, no Amazonas (leia-se Boi Garantido e Boi Caprichoso), com certeza vai encontrar muitas semelhanças no Festival  de Quadrilhas de Camocim.
As torcidas das duas maiores Quadrilhas da cidade, Beira Lixo e Esperança dão um show de animação nas arquibancadas. De um lado bandeiras e balões verdes (Esperança) e do outro tudo azul (Beira Lixo). No momento da apresentação a torcida explode em aplausos e saudações incentivando o grupo que está dançando na quadra, enquanto o outro lado da arquibancada apenas assiste passivamente.
Entre os dias 16 e 18 ocorreu mais uma edição desse espetáculo, que acaba sendo um atrativo a mais dentro do Festival de Quadrilhas da cidade, que já está na 22ª edição. Os grupos tem quase a mesma idade do evento. Beira Lixo completou 20 anos em 2010 homenageando a cultura cigana, enquanto a Esperança, com  19 anos desenvolveu o seu tema voltado para a sanfona.

A rivalidade antiga entre os dois grupos acaba por envolver a população local, que no dia da apresentação sai de casa bem cedo para garantir o seu lugar na arquibancada e poder torcer para o grupo preferido. O resultado é sempre muito comemorado mesmo que não seja o primeiro lugar. O que importa é vencer a rival "em casa".
Dessa vez a "vitória" foi para a Beira Lixo, que ficou em segundo lugar, com 145,5 pontos, enquanto a Esperança ficou em terceiro com 145,0 pontos e a  Flor de Mandacarú, da cidade de Cariré roubou a cena, sendo a campeã do evento  com 146,0 pontos.
Nos quesitos individuais Beira Lixo recebeu a premiação de melhor marcadora; Flor de Mandacaru, melhor casamento, melhor noivo e melhor rainha; E Pisa na Fulô, de Sobral, a melhor noiva.

P.S. - Bem que os responsáveis pela cultura local poderiam explorar mais esse "detalhe" tão interessante e utilizar inclusive como instrumento de marketing para promover o evento. Afinal, isso não acontece em todo lugar.


quinta-feira, julho 15, 2010

Apoteose do São João cearense

A Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará  - Fequajuce, encerrou ontem a VIII edição do seu Festival Cearense de Quadrilhas no melhor estilo Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).
Com cara de quarta-feira de cinzas, as mesas dispostas no centro da quadra do Ginásio da Parangaba abrigaram os representantes de cada Quadrilha Junina que se apresentou no evento (28 adultas e 10 infantis). Nas arquibancadas, brincantes, simpatizantes e curiosos acompanhavam a divulgação das notas, torcendo a cada ponto ganho. Quem não lembrou do carnaval? Quem não fez brincadeiras ou comparações?
Seja como for o clima era de expectativa, não só para saber quem era a melhor Quadrilha do Ceará em 2010, mas também para testar e aprovar o novo sistema de apuração de resultados do festvial. Em meio a crentes e discrentes o que se viu foi uma apuração emocinonte, principalmente nos últimos quesitos onde cada nota era comemorada pelos grupos com maiores notas no momento.
A nossa terça-feira de cinzas, ou melhor terça-feira de cearense revelou a melhor quadrilha do Ceará em 2010, a Cheiro de Terra, de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza. O grupo só reconfirmou o seu título de melhor do Ceará, já que sexta-feira, quatro dias antes, também havia vencido o Festejo Ceará Junino, promovido pelo governo do estado, e também sido a 4ª melhor Quadrilha no Nordestão, promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas - Unej, em Fortaleza.
A melhor Quadrilha Infantil do estado, Flor da Grotada, de Caucaia, também foi revelada cerca de uma hora antes. Inclusive o grupo viu o seu tricampeonato chegar na maior tranquilidade, sempre à frente no placar. E levando também para casa os troféus de quase todos os destaques, faltando apenas o de Melhor Marcador, que ficou com a Filhos da Terra.
O resultado transcorreu na maior transparência e tranquilidade, sendo abalada apenas a credibilidade em alguns jurados, que se revelaram incoerentes em alguns de seus vereditos. Mas afinal, como diz um amigo: "cabeça de jurado é cabeça de jurado... Vai entender... Joga pra cima e canta pra subir...".

Confira o resultado completo:

ADULTO

1. Cheiro de Terra - 147,90
2. Paixão Nordestina - 147,30
3. Zé Testinha - 147,20
4. Arraiá do Patativa - 146,50
5. Cumpade Justino - 146,30
6. Espinho e Fulô - 145,20
7. Cheiro do Sertão - 145,10
8. Arraiá do Furdunço - 144,50
9. Filhos do Sertão (Limoeiro do Norte) - 144,40 (Desempate - Evolução)
10. Arraiá da Liberdade - 144,40
11. Fiapo de Trapo - 144,10
12. Estação Junina - 144,00 (Desempate - Coreografia)
13. Flor de Mandacaru - 144,00
14. Raízes do Meu Ceará - 143,90
15. Estrela Branca - 143,40
16. Arraiá da Esperança - 142,40
17. Luar Serrano - 142,30
18. Pé de Serra - 142,10
19. Tongil - 142,00 (Desempate - Coreografia)
20. Asa Branca (Caucaia) - 142,00 20
21. Junina Marróia - 141,80
22. Danado de Bom - 141,60
23. Arraíá do Gipão - 141,40
24. Cada Macaco no Seu Galho - 138,10
25. Asa Branca (Campos Sales) - 137,80
26. Roçado da Chiquinha - 137,60
27. Brilho da Noite - 135,00
28. Arraiá da Amizade - 123,10


INFANTIS

1. Flor da Garotada 147,90
2. Filhos da Terra - 143,80
3. Zé Testinha - 142,60
4. Cai Cai Balão - 141,20
5. Pé de Serra Marista - 140,90
6. Amor Junino - 137,10
7. Tesouro Nordestino - 136,90
8. Paixão de Menino - 135,00
9. Brilho no Olhar - 127,80
10. Chitão de Grilo - 125,00


QUESITOS INDIVIDUAIS


ADULTO

RAINHA - Cumpade Justino - 29,80
MARCADOR - Cheiro de Terra - 29,80
NOIVO - Paixão Nordestina - 29,60
NOIVA - Arraiá do Patativa - 29,50


INFANTIL
PRINCESA - Flor da Garotada - 29,60
MARCADOR - Filhos da Terra - 29,30
NOIVO - Flor da Garotada - 29,60
NOIVA - Flor da Garotada - 29,80

Mais informações: http://www.fequajuce.com.br/

Fotos: Divulgação/ reprodução da internet
Texto: Angelo Tomasini

terça-feira, julho 13, 2010

Esse não foi mais um São João...

Está chegando ao fim mais um São João... todo mundo concluindo os seus trabalhos, aliás, trabalhos longos e árduos. Uns felizes, outros nem tanto... Para o Ceará, principalmente essa tem sido uma temporada atípica, afinal faz muito tempo que não tínhamos duas federações disputando a atenção dos quadrilheiros.
Dizer que essa situação é prejudicial ou não é muito difícil. Só o tempo e o envolvimento dos quadrilheiros dirá. Mas diante de tudo isso pudemos perceber mudanças, muitas mudanças... E achamos que muitos não conseguiram se adequar. Não que os velhos vícios das competições tenham sido abolidos de vez., isso é até um tanto lenda, mas novos horizontes se abriram...
No que diz respeito à cena dos grupos, esse foi um ano em que, particularmente, acredito que o sol brilhou para todos. Não tivemos uma grande favorita no estado e os resultados mostraram que todo mundo pode fazer e pode chegar lá. A renovação é salutar e imprescindível para que possamos manter as nossas tradições.

Viva São João!
Viva o Ceará!

P.S. Ainda há uma chama de São João acesa, afinal não conhecemos a campeã cearense ainda. Quarta-feira, no melhor estilo apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro, um locutor  estará dando voz a opinião de 25 jurados e revelando nossa representante para o Nacional no Acre.

quarta-feira, julho 07, 2010

Ceará Junino inicia hoje. Afora os quadrilheiros, quem mais sabe disso?

A Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe um novo colorido sobre a monocromia da grama que lhe nomeia e transforma a calmaria verde em uma enorme festa popular. E quem dá o tom é a cultura tradicional nordestina. A décima segunda edição do Festejo Ceará Junino começa hoje, dia 07 e segue até dia 11 de julho, reunindo as quadrilhas de todo o Ceará e Nordeste. Barracas de comidas típicas, forró e grupos folclóricos compõem o cenário. Nos dias 07, 08 e 09 de julho (quarta a sexta-feira), os vinte grupos juninos que ganharam as etapas regionais do VII Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas participam, a partir das 18h, da grande final. Duas das quadrilhas do Ceará serão selecionadas para participar, ao lado de quadrilhas de todo o Nordeste do VIII Campeonato Nordestino de Quadrilhas, que acontece também no Dragão do Mar, nos dias 10 e 11 de julho.
As quadrilhas se apresentam a partir das 18 horas de cada dia na Praça Verde do Dragão do Mar. Ali, uma enorme festa é armada, com arquibancadas e um quadrilhodomo. A entrada é franca. Além da mostra competitiva, o XII Festejo Ceará Junino reúne apresentações de grupos folclóricos, trios de forró pé-de-serra e barracas de comidas típicas.
O XII Ceará Junino engloba os campeonatos estadual e nordestino de quadrilhas juninas em grande festa popular e gratuita que alia tradição e criatividade. O evento tem promoção da Comissão Cearense de Folclore (CCF), Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fesquajuce) e União Nordestina das Quadrilhas Juninas (Unej).
A dinâmica do Ceará Junino – Nas vinte cidades-sedes do Festejo Ceará Junino são escolhidas as melhores quadrilhas da região para participarem da final campeonato estadual. As vencedoras se juntam na grande final em Fortaleza de 07 a 09 de julho, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que se transforma em uma enorme arena aberta destinada a 5.000 pessoas em espetáculo artístico e com entrada gratuita. A quadrilha junina campeã estadual compete na etapa Nordestina, que ocorre nos dias 10 e 11 de julho, também na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O edital – O movimento de quadrilhas juninas no Ceará tem se profissionalizado também graças do permanente e crescente apoio que recebem do Governo do Estado por um edital específico, chamado Ceará Junino. Em sua décima segunda edição, o Ceará Junino investe R$ 900 mil do Fundo Estadual da Cultura para apoiar 20 festas regionais com um recurso de R$ 16.000,00 (cada evento) e 58 quadrilhas com recurso de R$ 10 mil. Confira as contempladas no sitewww.secult.ce.gov.br

Serviço:
XII Festejo Ceará Junino
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 07 a 11 de julho de 2010
Horário: 18h
Outras informações: (85) 3101- 6763.

Programação de 07 a 9 de julho

***A programação dos dias 10 e 11 de julho será definida após a conclusão do Campeonato Estadual

FESTEJO CEARÁ JUNINO - VII CAMPEONATO ESTADUAL QUADRILHAS JUNINAS

Dia 07 de julho
18h - Apresentação Cultural
19h - QUEIMA FOGUEIRA (Itapiuna)
19h45 - PEDRA LASCADA (Itapipoca)
20h30 - TRADIÇÃO DA ROÇA (Fortaleza)
21h15 - CHEIRO DO SERTÃO (Limoeiro do Norte)
22h - MILHO VERDE (Quixadá)
22h45 - REI DO SERTÃO (Canindé)
23h30 - ATRAÇÃO MUSICAL

Dia 08 de julho
18h - Apresentação Cultural
19h - ARRAIÁ DA ESPERANÇA (Fortaleza)
19h45 - FOGUEIRA DA PAIXÃO (Cascavel)
20h30 - CHEIRO DE TERRA (Horizonte)
21h15 - ESTRELA BRANCA (HIDROLANDIA)
22h - JUNINA MARRÓIA (Caucaia)
22h45 - TONGIL (Fortaleza)
23h30 - CEARA JUNINO (Fortaleza)

Dia 09 de julho
18h - Apresentação Cultural
19h - ASA BRANCA (Campos Sales)
19h45 - FLOR DE COROATA (Croata)
20h30 - ARRAIÁ DO BRILHANTÃO (Tauá)
21h15- BEIRA LIXO (Camocim)
22h - ARRIBA SAIA (Várzea Alegre)
22h45 - ARRAIÁ DO PATATIVA (Assaré)
23h30 - ROÇA DE MILHO (Crateús)

Fonte: http://www.secult.ce.gov.br/

ISPIA - Absurdo um evento dessa importância só ter um release veiculado no site da Secult 03 horas antes do horário previsto para o início do festival. Mais absurdo ainda é não ter nenhum tipo de mídia veiculado em TV e jornal.
E só lembrando para o jornalista ou estagiário que fez a pauta... Antes de veicular algo no ar é bom fazer uma revisão. Nossa Federação chama-se Fequajuce, e o o evento que ocorrerá nos dias seguintes chama-se Nordestão.
Descaso total...