sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Prêmio do Minc não dá vez às Quadrilhas Juninas

Saiu o resultado do Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel , concedido pelo Ministério da Cultura através da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/Minc). O mais estranho foi ver que um prêmio para culturas populares só contemplou um grupo de Quadrilha Junina, justamente o Grupo Folclórico Quadrilha Arrastão Caipira, de Roraima, com a iniciativa: "Revivendo a cultura brasileira". Mas e as Quadirlhas do Nordeste, que são as maiores manifestações da cultura popular, principalmente no Ceará?
Não faltaram projetos inscritos, principalmente projetos habilitados. Só no Ceará foram 16 iniciativas. No entanto, nenhum foi contemplado. E dentre os outros estados da região,foi o que mais apresentou projetos ligados ao São João. Onde está a representatividade das nossas Quadrilhas? Onde estão as nossas lideranças? Onde estão os grupos que deveriam lutar para serem reconhecidos enquanto cultura popular e não apenas como movimento deturpado e espetacularizado?

Agora, voltando ao prêmio, na última quarta-feira, 03 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial da União (Seção 3 págs. 10 a 13) o Edital de Resultados nº 2, de 02 de fevereiro de 2010, com a lista dos vencedores do Concurso.

Os 195 contemplados nas categorias mestres (60) e representantes de grupos ou comunidades informais e formais (135) deverão receber a quantia de R$ 10 mil, cada, somando um investimento total da ordem de R$ 2 milhões.

O Prêmio desse ano homenageou a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha Dona Isabel Mendes da Cunha. Ao total foram 2,833 mil inscritos, sendo 51% da região Nordeste, 30% do Sudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação às categorias, 1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidades informais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.
Uma Comissão de Seleção, composta por 32 membros e formada por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC, escolheu os vencedores entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Brasília. Cada proposta foi avaliada por, no mínimo, dois membros.
A lista dos premiados foi elaborada seguindo-se a ordem decrescente da nota final obtida pelo candidato em cada categoria. A nota final foi resultado da soma da pontuação, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do local onde foi desenvolvido, e das notas obtidas na avaliação dos quesitos.

Para acessar a lista dos projetos habilitados:



Para acessar a lista dos projetos selecionados/vencedores:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.