A grande novidade para o São João de 2010 é a existência de duas entidades para gerir o movimento junino do Ceará.
Uma é bastante conhecida pelos quadrilheiros, a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará - Fequajuce. A outra é nova, mas com uma cara já bem conhecida, a Federação dos Eventos Juninos e Culturais do Ceará - Fejuc (só não entendi por que colocar eventos juninos e culturais. Evento junino não é cultural?), comandada pelo ex-presidente da Fequajuce, Aldenor Holanda.
As entidades devem trabalhar em parceria, mas provavelmente em sedes separadas. Ainda não tem nada definido, noentanto cogita-se uma nova sede para a Fequajuce, no bairro Praia de Iracema.
Quanto ao papel a ser desempenhado por ambas já deve ter dado para entender. Uma vai gerir exclusivamente as Quadrilhas e a outra os festivais. Até que ponto essa parceria vai dar certo, não temos como prever. Pelo menos até agora algumas questões como a dos jurados, eterno calo no sapato da entidade, estão acertados. Fequajuce faz o treinamento dos "profissionais" e a Fejuc, faz a escalação e os indica para os festivais.
Ainda em processo de adaptação, tanto a nova diretoria da Fequajuce quanto a recém criada Fejuc tentam se estruturar no novo cenário.
A partir disso algumas perguntas surgem, mas aí já é motivo para um novo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.