quinta-feira, julho 26, 2007

Atraso na 1ª noite do IX Ceará Junino


Com mais de uma hora de atraso, teve início na noite de ontem, quarta, 25, a IV Final do IX Festejo Ceará Junino (Caso tenha confundido alguém, explico agora: O Festejo Ceará Junino está na sua nona edição. Mas somente nos anos de 1999, 2000 e 2006 houve uma disputa final).
Em 2007 o local escolhido para o evento foi a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, coberta por um tablado para a apresentação das quadrilhas e arquibancadas para acomodar o público.
Marcado para as 19h45, passavam das 9h00 quando a primeira quadrilha entrou em quadra. Arte do Sertão da cidade de Ocara, mostrou enredo inspirado na preservação da Amazônia e o aquecimento global. A segunda, de Guaraciaba, trouxe colorido no figurino e animação nos brincantes que atraíram a atenção do público, com a pequena mais barulhenta torcida.
A Quadrilha Arraiá do Vale, de Acarape foi a terceira. O tema "o amor está no arraiá" fez a quadrilha sair de dentro de corações entrelaçados, com direito a flechadas de cupido e músicas apaixonadas. Com criatividade e boa dose de ousadia, a Fulô do Sertão, de Senador Pompeu encerrou a noite. Personagens do sertão saindo de um quadro vivo, Rainha saindo "quase voando" da flor de um mandacaru gigante e o casal de noivos no centro de uma grande rosa que se abre no meio da quadrilha, foram os trunfos do grupo.
A disputa, que vai até a sexta, 27, deve ser acirrada, afinal, além do título de Campeão do "Festejo", são R$ 5mil em dinheiro e a vaga para disputar o III Festival Nacional que ocorre no final de semana, nos dias 28 e 29, também no Dragão do Mar.
Por volta de 1h00 da manhã, o público ainda acompanhava o encerramento da última quadrilha.

terça-feira, julho 24, 2007

O mês de junho não acabou!

Isso mesmo. o espírito junino está invadindo os outros meses do calendário. Já estamos no final de julho e mesmo assim, ainda vamos ter um importante festival. A partir de quarta, 25, ocorrerá na Praça verde do Centro Cultural Dragão do Mar a IX final do Festejo Ceará Junino e o 3° Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, onde devem estar as selecionadas de todo o Ceará e no sábado, 28 e domigo, 29, as melhores do Brasil.
Nossas representantes serão a Beija Flor do Sertão e a vencedora do IX Festejo Ceará Junino, que será conhecida na sexta, 27/07. Vale a torcida!

Para saber mais detalhes sobre a final do IX Ceará Junino: http://www.secult.ce.gov.br/
Já para saber mais sobre o 3° Festival Nacional é so conferir o link:
www.confebraq.com/nacional2007.zip

Ah, e os festivais vão se estender mesmo. Dia 05/08 ainda tem festival. Na cidade de Cariré. festival da quadrilha Flor de Mandacaru. Confiram!


A todos um ótimo final de temporada!!!

Cenas Memoráveis do V Festival Cearense II

Para completar as cenas memoráveis do festival vão aí mais algumas:

Festa da tribo
Imagem fantástica, todo o ginásio da Parangaba (mais de 1500 pessoas), acompanhando nas palmas o grito de guerra dos índios da tribo Beija Flor, puxado pelo regional. Sema falar nos rostos pintados e os cocares deistribuídos pelo apoio da quadrilha. Ê-ê-ê ê-ê-ê

Festa da tribo 2
Apesar de meio confuso o figurino (afinal, penso que os cocares apache não fazem parte da alma do nosso povo, ainda mais com plumas, outro equívoco), meio sem explicação índio dançar quadrilha (o casamento explicaria bem melhor essa história, mas não hove e também nenhuma explicação por conta da quadrilha), não se pode negar que a imagem das canoas girando com os índios e o efeito dado pelos quatro canhões de luz foi muito bom, assim como o índio suspenso sob as flechas também. Mas que tal procuramos um pouco mais de quadrilha?!

Rainha da tribo
Verdadeiro "mito do São João" basta a Rainha da Beija Flor do Sertão aparecer em quadra para levar ao delírio o público presente. Mesmo grávida e com a barriga consegue dar boas rodadas e mostrar a sua marca. Parabéns!

Identidade
Para mostrar o que é identidade, a quadrilha de Tabuleiro do Norte, Espinho e Fulô, não fez muito esforço, bastou vir como sempre vieram os trabalhos do coreógrafo Raimundo. Limpos , claros, sem marca dos modismos. Mas não menos encantador e criativo. Bela coreografia. Ah, e a Rainha como último par, mais uma marca registrada desde os tempo de Flor de Mandacaru (também de Tabuleiro). Muito bom! Sem falar no paletó dos homens, a marca das quadrilhas do Vale do Jaguaribe.

Uma mar de Paixão
A quadra do Ginásio da Parangaba, que não é pequena, ficou minúscula para os 70 pares da Paixão Nordestina (de Fortaleza). Parecia um mar de gente com ondas coloridas indo e vindo. Isso sem falar no repertório, que já é bom todo ano. Imaginem 10 anos reunidos em 20 e poucos minutos. Maravilha!

A Rainha do Interior
A quadrilha Estrela Branca de Hidrolândia, mostrou uma bela, simpática e desenvolta rainha.
Sem falar numa quadrilha leve, coreografia marvilhosa, agradável aos olhos.

Noivinhos
Casalzinho de noivos da infantil Arraiá do Bairro Ellery de encher os olhos. A Princesa também não fica por menos.

Princesinha
Por falar em Noivinhos e Princesa, a da infantil Raio de Luz é um verdadeiro show.

O dia amanhecendo...
e a "mística e mitológica" Quadrilha Pegando Fogo dançando. Belo espetáculo do sol, que como a Fênix nos renasce todo dia.

Cena Triste
Em meio às cenas memoráveis vai uma triste. Em uma reunião com os presidentes de quadrilhas, atrás do palco, o Presidente da Fequajuce foi agredido com um tapa no rosto. Precisa de tanta violência. Que incapacidade de se controlar seus impulsos... Isso é atitude de quem quer ser campeão?! A menos que seja de boxe ou judô. hehehehe. Risos a parte. Cena lamentável.

quinta-feira, julho 19, 2007

Cenas Memoráveis do V Festival Cearense
















Durante 4 dias quadrilheiros e não queadrilheiros puderam presenciar momentos inesquecíveis. De 12 a 15 de julho o Ginásio da Parangaba recebeu 40 quadrilhas juninas vindas das mais diversas regiões do Estado.

Nós da revista ISPIA elegemos as cenas memoráveis do evento.


Ex - Rainha

É sempre bom ver Laíse, a loira Rainha do Arraiá da Liberdade, de Redenção. Mesmo que sua evolução não tenha sido das melhores, dos tempos de Rainha Fequajuce (2004 , se não me engano), é sempre bom ver.

Flores para o público

No primeiro dia, 12/07, a Quadrilha Cada Macaco no seu galho ofereceu um grande buquê de flor de flores aos presentes. Em forma de círculo, os homens da qaudrilha erguiam grandes flores vermelhas de esponja. No centro sob uma névoa de fumaça branca, surge a noiva, a rosa branca no centro. E aí já viu, né? Aplausos do público que mesmo exausto após mais de 10 quadrilhas, conseguiu reparar a bela evolução da quadrilha.

Pura ousadia

Cílios coloridos e cantora brincante (ou brincante cantora, ainda não consegui criar uma nomeclatura). A Quadrilha Cumade Elza, de Forquilha, foi pura ousadia nesse São João. Por alguns momentos uma das brincantes abandonava a quadra para cantar as músicas do grupo. Um microfone embaixo do palco a aguardava. Curioso! Se essa moda pega?

Pura ousadia II

Ousadia também foi o figurino da quadrilha Ceararte. No melhor estilo São João Fashion. A quadrilha apresentou um quê de Maria bonita, com cintos largos; um quê de Vilma e Bety do desenho animado Flinstones nos destaques femininos, de vestidos sem mangas. Os demais também quase sem mangas, com laços e rosas quase gigantes. Para os homens, blusas de manga curta, dando a impressão de longas e dobradas, no melhor estilo balada. Pura ousadia! Não digo que ficou ruim nem bom, apenas diferente. Temos ainda que ressaltar uma coreografia de tirar o fôlego e muito bem executada.





AGUARDEM MAIS CENAS MEMORÁVEIS

sexta-feira, julho 13, 2007

Começou o 5° Festival Cearense de Quadrilhas





Som, Ok. Jurados, apostos. Quadrilha na formação, pronta para entrar em quadra. Público, embora pequeno, devidamente acomodado. É hora de dar início a mais um Festival Cearense de Quadrilhas Juninas do Ceará.
Com mais de uma hora de atraso , por volta das 21h00, teve início na noite de ontem, quinta feira, 12, a quinta edição do Festival Cearense de Quadrilhas Juninas. Até o domingo, 16, o evento deve reunir reunir as 50 quadrilhas (42 adultas e 8 infantis) selecionadas em todo Estado durante o mês de junho.












Confira os grupos que se apresentaram e a ISPIA conferiu tudo:
CUMPADE MACÊDO - Maracanaú
CULTURA NORDESTINA - Fortaleza
ARRAIÁ DA LIBERDADE - Redenção
TRADIÇÃO NORDESTINA - Independência
FILHOS DO SERTÃO - Fortaleza
CUMADE ELZA - Forquilha
RAÍZES SERTANEJAS - Fortaleza
ROÇADO DA CHIQUINHA - Fortaleza
CADA MACACO NO SEU GALHO - Maranguape

quarta-feira, julho 04, 2007

Página 16


Páginas 14 e 15







Páginas 12 e 13


Páginas 10 e 11




Páginas 8 e 9


Páginas 6 e 7


terça-feira, julho 03, 2007

Páginas 4 e 5


Páginas 2 e 3


ISPIA 2


Galera, infelizmente os custos da vida real ás vezes barram os nossos sonhos.

Mas quando lutamos por esse sonho ele sempre se torna realidade.

Mesmo que não esteja impressa em papel, está aí a segunda edição da ISPIA.

Espero que gostem.