quarta-feira, outubro 04, 2006

Esta é a pedido





Vai estar na próxima edição da ISPIA, mas a pedido de Leonardo Pereira, de Senador pompeu, está aqui um pouco do que será o nosso segundo número relembrando os grandes momentos da temporada de 2006.

II SÃO JOÃO DO SERTÃO reúne mais de oito mil pessoas em Senador Pompeu

No Ceará as festas juninas são também festas “julhinas”, só encerram no final do mês de julho. Apoiado nesse conceito o Secretário de Cultura de Senador Pompeu, Adriano Souza, resolveu realizar o II São João do Sertão entre os dias 12 e 15 de julho de 2006. O evento conseguiu reunir mais de duas mil pessoas por noite, totalizando cerca de oito mil pessoas na Praça de Eventos do Mercado Público.
Atrações durante dia e a noite foram alguns dos diferenciais. Nas tardes a Fórmula Jegue e o Burro Táxi fizeram a alegria de adultos e crianças que admiraram e se divertiram com os animais disputando corrida. As ruas da cidade foram o palco dessa corrida diferente, que atraiu a atenção de dezenas de curiosos.
À noite a população local e os mais de dois mil turistas vindos de diversos locais do Estado puderam apreciar o artesanato e degustar a culinária local em barracas distribuídas por todo o espaço, ornamentado com bandeirola e balões multicoloridos. Festival de Repentistas, Festival de Sanfoneiros e Festival de Quadrilhas, completaram o clima de quermesse no coração da cidade.
Além dos improvisos do repente, do roncado da sanfona e do espetáculo das Quadrilhas Juninas (ou “Julhinas”, como queira), cinco bandas de forró animaram os presentes. Gatinha Manhosa, Forró na Veia, Banda Stylus, Banda Pinote da Bahia e Forró Galope
Segundo Souza, o município de Senador Pompeu, 273km de Fortaleza, definiu as Festas Juninas, como principal atrativo no calendário cultural desse ano. “O evento se propõe a congregar os municípios que compõem a Região do Sertão Central interessados nos costumes e nas tradições populares, com o intuito de impulsionar a economia da região, através do turismo, garantindo lazer e entretenimento”, afirmou.
O Festival de Quadrilhas, um dos momentos mais esperados pelo público, que vibra com a apresentação dos grupos, trouxe para a cidade os principais da região. A Campeã na categoria Quadrilha foi Arraiá São João Batista de São João do Jaguaribe. O segundo lugar ficou com a Quadrilha Queima Fogueira, de Itapiúna, que também levou os prêmios de melhores Noivo e Noiva. Já em terceiro lugar Quadrilha Coração Nordestino, de Senador Pompeu, que também obteve melhor pontuação em Marcador e Rainha.

3 comentários:

  1. “Quadrilha Coração Junino 2007”

    Só quem é,

    Atenção nação quadrilheira, preparem-se para um show de São João em 2007

    Meu coração esta de volta... E bate cada vez mais forte...

    Segura que eu quero ver!!!

    mrjall@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as fotos da Quadrilha, mas acho que o comentário foi sobre a festa do II São João do Sertão e o normal seria colocar as fotos do Evento não acham?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário.
    Realmente as fotos não são do evento, mas como não tinha nenhuma e o Léo também não, resolvi pelo menos colocar de uma das Quadrilhas campeãs. Essa é a do treceiro lugar, Coração Nordestino, de Senador Pompeu.

    ResponderExcluir

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.