Os mais superticiosos diriam que iniciar o ano com notícia ruim não é um bom presságio. No entanto, também deixar de noticiar este fato é impossível.
Mais uma grande Quadrilha Junina deixa do São João do Ceará. A Cumpade Justino informou oficialmente, através do site da Fequajuce, que este ano encerra suas atividades. O grupo de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, completaria 15 anos em 2011.
Apesar de todo o discurso de agradecimento, o motivo real não foi divulgado. Rumores correm, nomeando vilões e revezes, mas como nada é oficial, não convém alimentar boatos.
"Olha/ Eu sou quadrilheiro/ Penso o ano inteiro/ Quando é que o mês de junho vai chegar/ Se chega/ Eu fico a toda hora/ Até o romper da aurora/ Pedindo para nunca acabar".
Não tem música que traduza melhor o sentimento do quadrilheiro do que esta. E não tem música que não lembre mais a Cumpade do que esta. Impossível dissociar a voz grave de Weroilson dessa letra e do rosto dos brincantes mostrando a alegria dentro da quadra.
Através de músicas que tocavam os quadrilheiros e de um estilo próprio, marcado seja pelos seus temas religiosos e regionalistas, pelo seu figurino carregado, desses que deveriam ficar em exposição para podermos ver a riqueza de detalhes e pela genialidade de Juliano Andrade, noivo indissociável, espécie de alma do grupo, a Cumpade marcou o São João do estado.
Em 14 anos saiu de Maracanaú para ser conhecida por todo o estado e até fora dele (rememora-se as 2 participações na final do festival regional da Rede Globo). Chegou timidamente, cresceu, extravazou o sentido da Quadrilha Junina e soube retroceder com garra e vontade até o último espetáculo mostrado em 2010. Quem sabe aquele livro que permeou a apresentação já estava encerrando a sua história? Diferente dos livros infantis o "... E foram felizes para sempre" foi substituído pelo "Que seja infinito enquanto dure", do não menos brilhante Vinícius de Moraes.
ISPIANDO - Fico agora imaginando que a região (Maracanaú) sofre mais um baque. Ano passado sem Caninha Verde. Este ano sem Cumpade... Mas quem sabe seja só uma parada, não uma finalização. O São João do Ceará torce por isso.
Veja abaixo o comunicado oficial expedido pela direção da Quadrilha Cumpade Justino (fonte: http://www.fequajuce.com.br/).
COMUNICADO OFICIAL
“Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas, como um mar, num indo e vindo infinito. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo”. Como uma onda no mar, como uma onda no mar.....(Lulu Santos/Nelson Mota)
Será que o poeta está certo? Será que a nossa vida, ações, atos e fatos, são girados tal qual uma onda do mar?
Nós que por tanto tempo fizemos o Grupo Junino Cumpade Justino, chegamos a conclusão de que o poeta tem absoluta razão.
MUNDO JUNINO, por essas idas e vindas das ondas da vida, o Grupo Junina Cumpade Justino, comunica que a partir dessa data, encerra suas atividades. Temos certeza que, durante mais de uma década, criamos, recriamos, fizemos, refizemos, do nosso jeito e à nossa maneira, teatro, canto, música,, e dança para homenagear o São João. Ficará na história Junina do Ceará, todo trabalho do grupo que disse no Ceará se fala oxente, que cantou e exaltou tantas Marias, que mostrou as lendas e folclores, que trouxe o Luiz Gonzaga de volta para curtir e confirmou que “carcará pega, mata e come”. Qual o quadrilheiro do Nordeste, que não se pegou cantando: “prepare seu coração que nossa emoção já vai começar”, “ quem foi que disse que o colorido não faz parte do São João “, “é só você minha cumpade que me faz sorrir, me faz chorar”
Ao fazer esse comunicado, estamos com o coração partido, o peito dolorido, e os olhos marejados, afinal “Somos loucos por ti, São João!!”
Agradecemos a DEUS, ser supremo que sempre nos dá forças, e é a fonte de onde, quando nos sentimos fracos e abatidos para a caminhada, tiramos e renovamos nossas energias.
Em todo nosso trajeto, somos gratos a muitos. No entanto, para não incorrermos em erro por omissão, não nomearemos, e sim declaramos nossa gratidão a todos que de maneira direta ou indireta nos ajudaram: parceiros e amigos, Órgãos públicos, políticos e empresários de Maracanau.
Nossos agradecimentos também a todos profissionais ligados a música, cantores e compositores, que com seu trabalho engrandeceram a Cumpade Justino. Aqui expressamos nossos agradecimentos “In memoriam” a Weroilson, cantor a amigo da Cumpade.
Na impossibilidade de nomear a todos, ao deixarmos nossos mais profundos agradecimentos aos que passaram pela Cumpade Justino desde aquela estréia em 1996 até 2010, escolhemos um nome para representar a todos, e fazemos na pessoa de Juliano Andrade, eterno noivo da Cumpade Justino, coreógrafo, estilista, artista plástico, e além disso tudo, um apaixonado pelo São João e pela Cumpade Justino. Saiba Juliano, que muito da honra e da glória conquistadas ao longo desses 14 anos, cabe à você.
Vocês brincantes, saibam que são responsáveis por uma enorme fatia do sucesso alcançado pelo Grupo Junino Cumpade Justino.
Obrigada a todos.
Maracanau, 22/12/2010
A Diretoria – Luis Carlos e Miriam Lavor
Assista alguns vídeos da Cumpade Justino selecionados no http://www.youtube.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.