segunda-feira, dezembro 20, 2010

Passeio público recebe "Estrelas do São João"

O céu estrelado com direito a lua cheia completou o cenário da festa de encerramento da temporada de 2010 da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará - Fequajuce, realizado na noite de domingo, 19/12. Denominada "Noite das Estrelas", reuniu os finalistas do Festival Cearense e personalidades do movimento cultural popular do estado no Passeio Público de Fortaleza. Além de ser um lugar que já foi sinônimo de encontros sociais e status na belle epoque cearense, é também um lugar carregado de memória afetiva tanto da cidade, quanto do movimento junino. Afinal aconteceram por lá os primeiros Festivais de Quadrilhas do estado.
Durante o evento, que trouxe de volta a elegância do local através do traje passeio completo, os representantes dos grupos receberam DVDs da sua apresentação na final do Cearense. Destaques premiados lá também receberam o mimo.
Já os parceiros foram agraciados com placas entregues pelo presidente da instituição, Kiko Sampaio. Representando o secretário da cultura (Secult - CE), Auto Filho, esteve o coordenador de Ação Cultural, Cândido B.C. Neto. Na ocasião destacou a importância da presença de quarilheiros do interior no local e fez ainda uma provocação aos grupos, que se façam presentes e façam "o mar virar sertão".  Complementado pelo mestre de cerimônias, Glberto Rodriguez, "para bom entendedor, meia palavra basta".
Em seguida o presidente da Comissão Cearense de Folclore, Clerton Martins foi o agraciado. Por sua vez destacou a escolha do local, e elogiou a garra e força de vontade dos quadrilheiros em manter a tradição. Homenageou ainda em suas palavras, Francisco Silva de Freitas, o "Professor Freitas", falecido este mês. Segundo ele, um dos grandes nomes da cultura popular do estado.
Por último a presidente da Comissão Nacional de Folclore, Lourdes Macena, falou sobre o prazer de ver as Quadrilhas a cada ano apresentarem seus espetáculos, mesmo perdendo, e fazendo com que o seu grupo saia, do jeito que pode. Enfatizou que o movimento é um dos mais organizados, uma vez que durante todo o ano ele acontece. E falou ainda sobre a emoção ao ver as apresentações.
"Mesmo com algumas ausências sentidas, o evento é apenas o primeiro de uma série, e já deve fazer parte do calendário de eventos da Fequajuce", destacou kiko encerrando a solenidade.
Os presentes participaram de um jantar de confraternização.


P.S.> Para sorte de todos, nossa chuvosa Fortaleza dos últimos dias resolveu abençoar o evento, sem um ingo sequer. Deve ter sido uma forcinha de São Pedro, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.