domingo, novembro 26, 2006

É tempo de confraternizar...



Tenho recebido convites para algumas confraternizações. No trabalho, na família, na Fequajuce e até em algumas Quadrilhas. Só agora caiu a ficha... Estamos vivendo o "período natalino".
Andei pensando um pouco nisso e vi que embora distantes 6 meses no calendário, o Natal e o São João tem algo em comum e são bastante representativos. Ambos são festas de fundo religioso. No São João homenageamos aos santos Antonio, João e Pedro. No Natal, o nascimento de Jesus Crito, baluarte da igreja católica.
Aprofundando mais um pouco vamos para a questão da transformação do significado e da "comercialização" das festas. Aos poucos as duas acabaram se tornando algo bastante comercial Não digo que é algo ruim, afinal ainda não se perdeu o seu fundamento. Por exemplo, depois que o comércio determinou que o período natalino tem que começar em novembro,chega na metade do mês, já começamos a comprar presentes, ir a confraternizações, etc. São quase dois meses até o dia 24. Em outubro, já vemos nas lojas as famosas árvores de natal, ofertas, promoções e todo o brilho da data. No São João começamos em junho, ou melhor, final de maio, mas finalizamos no fim de julho. Mais de um mês após as datas. Dois meses de festa em todo o Brasil.
Quanto à "transformação das festas", elas vão acontecendo e nem nos damos conta. No Natal tivemos a introdução do Papai Noel com aquelas roupas de frio - vemelha com branco, cores da Coca-cola, seu grande patrocinador, diga-se de passagem - que não tem muito a ver com a nossa realidade. Além disso, neve, árvores, geralmente pinheiros enfeitadas com bolas, laços e enfeites multicoloridos... Toda aquela tradição norte americana e européia espalhada pelo mundo inteiro desde muito tempo. No São João ao invés das fogueiras em casa para confraternizar com os amigos, vamos aos grandes festivais - para assistir Quadrilha e dançar forró - com seus arraiás e cidades cenográficas.
O bom disso tudo é que o interesse pelos dois períodos é muito grande e esperado. As pessoas ainda se divertem, vivem e se emocionam com tudo isso.

Viu, como existem semelhanças? E tem mais. Assim que eu for encontrando, posto aqui.

Ah, Feliz Natal e Viva são João para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.