domingo, junho 18, 2006

QUADRILHA ATRAÇÃO JUNINA

Apresentação no XXVI Festival de Quadrilhas da Vila Manoel Sátiro
Local: Ginásio da Parangaba
Data: 13 de junho de 2006
Classificação: * *

A Atração Junina soube realmente atrair o público com garra e animação. Nesse quesito o grupo foi muito bem.
Na verdade o público ficou atraído mesmo pela Rainha,um travesti. Nada contra, por sinal se apresentou muito bem, tirando as rodadas apressadas, as vezes fora do ritmo, foi muito bem. Mas é bom tomar cuidado, porque um juiz esperto tiraria ponto no quesito originalidade. Lógico, quando reconhecer que é um travesti. Nesse caso vai demorar um pouquinho... Mas acabará percebendo.
Interessante o uso da mascote. Poucas Quadrilhas fazem isso hoje em dia. Mas com vestido de festa e anágua de Quadrilha vermelho ficou meio estranho.
Por falar em figurino, temos mais um figurino dark no São João de 2006. Um colorido com detalhes pretos em toda a Quadrilha. Não é feio. Vejam bem, mas perde um pouco da alegria visual.
Em contra ponto os noivos bem caracterizados em branco total, bom. Só faltou o noivo por a camisa por dentro.
No quesito música, é bom tomar cuidado. Músicas de Chiclete com Banana e Babado Novo: "Anjo, venha voar sobre o meu céu, me pegue no seu colo..." É bom tomar cuidado com as adaptações. Nem sempre as músicas baianas se adequam ao cenário junino.
No quesito coreografia o serrote bem estilizado chamou atenção. Muito bom. A Quadrilha conseguiu atrair e fazer jus ao título.

sábado, junho 17, 2006

QUADRILHA CUMPADE JUSTINO



Apresentação no XXVI Festival de Quadrilhas da Vila Manoel Sátiro
Local: Ginásio da Parangaba
Data: 13 de junho de 2006
Classificação: * * *

A Cumpade Justino comemora 10 anos e traz para 2006 os símbolos juninos.
A Quadrilha utiliza o tema durante toda a sua apresentação, o que faz o jurado perceber o trabalho claramente. Por isso mesmo o jurado atento perceberá que só a fogueira e bandeira apareceram. Onde estão os outros símbolos?
Aliás percebe não só a parte boa como também a ruim.
A parte boa fica por conta do tema bem junino. Falar sobre São João de maneira criativa não esgota.
A saída da quadra em diagonal é realmente um ato criativo, talvez o maior dentro de toda a apresentação. Os destaques como sempre muito bons.
A Rainha sem faixa. Não sei se por esquecimento ou apenas um novo formato para a temporada, me pareceu interessante. Mas se a Rainha da Quadrilha estilizada faz uma referência à Rainha do Milho ou do vermelho e do azul, onde está a faixa?
Quanto ao casal de noivos sem comentários. Premiadíssimos...eles mostram que realmente fazem jus às premiações.
O regional, um espetáculo à parte. Os vozeirões grave e agudo dos dois vocalistas chamam realmente os brincantes para dançar. Aliás dança e garra são a cara da Cumpade. E provou que continua assim.
Por falar em continuar... Quem assistiu no ano passado e nesse ano por algum momento teve a sensação de entrar no túnel do tempo. Afinal o sapateado da abertura continua. Os leques gigantes continuam. O figurino altamente colorido e detalhista também continua, embora a manga das mulheres tenha mudado (agora no estilo princesinha). A noiva retirar a parte de cima do vestido e ficar com um vestido de alças continua. O fato de ela não usar grinalda também continua...
Aliás o que mudou "mesmo" no figurino foi uma camada de filó preto na ponta das saias. Acabou escurecendo um pouco e tornando dark o visual.
Já que falamos de noivos, vamos falar sobre o casamento. A Cumpade trouxe um casamento engraçado, mas fraco em texto e marcação. Falar sobre os símbolos juninos abre um leque de opções. Poderia ter um pouquinho mais de conteúdo.
Resumindo... a Cumpade continua a mesma, provando que o colorido faz parte do São João. Sem muitas mudanças, mas com seu estilo característico e mostrando personalidade.
Como é ano de copa a Cumpade apostou no time que estava ganhando...

VAMOS ANALISAR AS QUADRILHAS E DIVULGAR O RESULTADO DOS FESTIVAIS


Olá pessoal!!!
"Chegou São João/ Que alegria/ Amo esse dia/ Que emoção.
Meu coração/ Bate depressa/ Amo essa festa/ Viva São João..."
Essa música de um autor que deconheço certamente traduz o sentimento no peito de muitas pessoas nesse momento. Afinal chegou o momento mais esperado do ano. Vamos dançar Quadrilha e viver as festas juninas.
A revista ISPIA resolveu abrilhantar ainda mais essa festa.
A paritr de hoje esse espaço servirá para analisar as Quadrilhas. Seus temas, seus figurinos, enfim... críticas construtivas com o intuito de incentivar os grupos a crescer.
Acompanhem também os resultados dos Festivais de Quadrilha em todo o Estado.

Atenciosamente,

Angelo Tomasini
Diretor