sexta-feira, junho 03, 2011

Elba Ramalho nos Festejos Juninos de Fortaleza




Junho dos Festejos Juninos

24/05/2011

"Arraiá de Fortaleza" começa nesta sexta no Mercado dos Pinhões

A programação das festas juninas na capital cearense se estendem ao longo de todo o mês de junho e o movimento quadrilheiro novamente é apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através do VI Edital “Prêmio Festejos Juninos de Fortaleza – 2011”, edição Dona Maria dos Prazeres. Ao todo, 96 projetos foram contemplados, sendo 72 quadrilhas e 24 festivais juninos, que, juntos, recebem incentivo da ordem de R$ 350 mil.
Como de praxe, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, realiza em paralelo o "Arraiá de Fortaleza", que até 2010 ocupou a Praça do Ferreira, e a partir deste ano se muda para o Mercado dos Pinhões. Do dia 3 ao dia 5, sempre a partir das 17h, haverá apresentações de quadrilhas, folguedos, danças populares e muito forró. Comidas típicas, brincadeiras e adivinhações reforçam a festa, sob um cenário recriando um pequeno arraiá nordestino, com igrejinha, parque de diversões, comércio e casas enfeitadas de balões e bandeiras dos santos juninos.
No dia 3, sexta, o show será do grande homenageado das festas juninas, Luizinho Calixto, a partir das 21h. No dia 5, domingo, também a partir das 21h, a festa ganha brilho especial com o grande show “Bate, Coração”, de Chico Pessoa, com participação de Elba Ramalho e do sanfoneiro Cezzinha.

São Pedro
Outro destaque da programação é a celebração da "Festa de São Pedro dos Pescadores", no entorno da Igreja de São Pedro dos Pescadores, no Mucuripe, nos dias 26, 27 e 28 de junho. O padroeiro dos que vivem da pesca também será homenageado no dia 29, com procissões marítimas partindo da Barra do Ceará e do Mucuripe. No Mucuripe, uma missa campal, a partir das 7h da manhã, reúne uma multidão de fiéis no calçadão da Avenida Beira-mar, próximo à Colônia dos Pescadores. De lá, a imagem do santo segue para a procissão das jangadas.
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, apóia e celebra a festa de São Pedro que, juntamente com o saber e fazer em torno da pesca artesanal nas areias do Mucuripe, incluindo a própria igrejinha de São Pedro e seu entorno, constituem o primeiro bem imaterial tombado da cidade. Manifestação da cultura tradicional popular, a festa acontece desde 1932 e, de acordo com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic), é reconhecida pelo ritual que marca a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e outras práticas da vida social.

SERVIÇO:
Arraiá de Fortaleza.Do dia 3 ao dia 5, sempre a partir das 17h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli). Dia 3, às 21h, show com Luizinho Calixto. Dia 5, às 21h, show com Chico Pessoa, participação especial de Elba Ramalho e Cezzinha.
Festa de São Pedro dos Pescadores. Do dia 26 ao dia 28, Tríduo de São Pedro. Dia 29, missa campal e procissão marítima a partir das 7h, no Mucuripe, no calçadão da Av. Beira Mar, em frente à Igreja de São Pedro dos Pescadores. No mesmo dia, a partir das 7h, procissão marítima na Barra do Ceará (saindo da Praia do Arpoador, nas proximidades da Av. Dr Theberge).

Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura


ISPIANDO -  O melhor de toda essa matéria disponibilizada pela assessoria de imprensa da Secultfor é ver que ainda apoiam a Festa de São Pedro e a comunidade. Além de ser uma festa linda é uma parte da tradição que nem sempre é lembrada pelos festejos.
Quanto ao resto, a Prefeitura deveria repensar suas ações. Uma cidade com o maior percentual de Quadrilha do estado só é capaz de oferecer isso, no que diz respeito às comemorações das festas juninas?

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ajudar a construir uma revista cada vez melhor.